No mês de março deste ano, uma nova turma de cuidadores estava sendo admitida na Prefeitura para trabalhar nas salas de AEE ( Apoio Educacional Especializado) das Escolas aqui em Barueri-SP.
O DEPARTAMENTO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL da SDPD responsável pela capacitação continuada da rede pediu à Fono Sandra Ciafreis e a mim que fizéssemos uma primeira palestra sobre as principais necessidades dos alunos com deficiencia no contexto escolar.
Depois de muito pensar, optamos por uma abordagem prática, uma vez que muitos daqueles funcionários estavam tendo sua primeira experiencia nesse tipo de trabalho.
Logo no início a fala da psicopedagoga Marly Marisa chamou a atenção e sensibilizou a platéia sobre o que é ser cuidador e sua importancia na inclusão escolar e portanto na vida dessas crianças.
Sandra e eu abordamos 4 pontos: banheiro, troca de roupas e fraldas, higiene bucal e alimentação.
Numa linguagem clara, acredito que conseguimos passar algumas coisas que serão importantes para o inicio do trabalho.
Tivemos uma boa repercussão e estaremos participando no próximo semestre numa continuação, de caráter mais prático, desses mesmos temas.
Como dá para notar, a partir do momento em que você faz parte de uma Equipe Multidisciplinar, sempre haverá alguma coisa em que poderá ajudar! Basta se dispor e aceitar o desafio!
Agora, o mais interessante é que muito além da parte técnica, coisa que deverá ser assimilada aos poucos, algo sobressaiu naquilo que queríamos passar àquelas pessoas: o RESPEITO e a VALORIZAÇÃO da pessoa com (ou sem) deficiência.
Respeito e dignidade no trocar de suas roupas, no toque necessário do corpo, na ajuda física e intelectual, na compreensão do espaço devido ao outro...
"Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual." Pierre Nouy
abs
Nilcea
PS.
Tremendamente feliz com o email da Daiana Almeida, Educadora e Fisioterapeuta lá de Acopiara - CE !!!
Nona Casa
Há 4 semanas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlém de honrada, estou bastante emocionada em ser citada no teu blog e saber que vc sabe de mim, pôxa,feliz em poder saber que tem uma pessoa como vc, que com toda a tua humildade e prontidão me permitiu entrar pro mundo da fisioterapia na inclusão escolar, quem diria que naquele blog que tanto me ajudou na hora da conclusão do meu projeto, eu pudesse está vendo hoje o meu nome. Nilcea, tenho muito orgulho de ter sido orientada por vc nesse processo, tão de longe, pq Acopiara, fica tão longe de São Paulo, mais o teu carinho e o teu compromisso com a causa nos coloca tão de pertinho que fico emocionada. Adorei o post, sempre adoro, vc sempre consegue transmitir nas palavras colocadas aqui toda a tua humanidade e genialidade,já vou me inspirar aqui em todo esse sentimento pra eu poder usar com os meus pequenos. Quem sabe um dia eu consiga ir aí te conhecer e vê de perto o trabalho da tua cidade, pra eu trazer um monte de boas experiências pra cá, ou quem sabe um dia eu tenha a honra de uma visita tua aqui, olha,sonho... Sorte de Barueri, que tem vc e sua equipe. Bju carinhoso da tua fã. Acopiara te agradece! Daiana Almeida
ResponderExcluirE eu me sinto honrrada em ser amiga dela! hahahaha
ResponderExcluirPArabeeeeeens Dah.
Agradeca a Deus, por esse dom que Ele te deu!