segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cadeira de Rodas e Adequação Postural


Uma cadeira de rodas é uma cadeira montada sobre rodas que é utilizada por indivíduos com dificuldade de locomoção, podendo ser movida manual ou eletronicamente pelo         ocupante ou empurrada por alguém. (Wickipedia)
Hoje temos os mais variados tipos de cadeiras desde a mais simples até  a totalmente adaptada às necessidades do indivíduo. De uma cadeira de rodas, invenção de pesquisadores italianos, movida apenas por movimentos cerebrais até uma  I-Real da Toyota, super hightech!

Mas, em relação a isso o assunto é extenso. Fica para uma outra hora.

O que eu gostaria de pontuar aqui para voces é sobre a relação existente entre o  Fisioterapeuta e as cadeiras de rodas dos alunos das escolas.

Em primeiro lugar,é preciso que se entenda que  a escolha da cadeira deve ser feita por pessoa capacitada para tal pois há muitos fatores a serem considerados. Quanto mais adequada a cadeira  mais economia de verba, mais eficiencia no resultado e o que é mais importante: mais conforto e segurança ao paciente.

Em segundo lugar, a consciência do OBJETIVO e FUNÇÃO de cada parte da estrutura da cadeira é primordial para que seu uso seja adequado.
Com relação a isso, em nosso Departamento (pelos setores de Fisio, TO e Fono) estamos preparando uma palestra aos professores e cuidadores para que possam, conhecendo suas partes, usar adequadamente a cadeira de rodas de cada aluno.

Por último, a manutenção e limpeza das cadeiras.
Se pensarmos que a cadeira de rodas é o lugar onde a criança se encontra na maior parte do dia e é na maior parte das vezes o seu único meio de locomoção, podemos, sem exagerar, dizer que é uma continuidade do seu  próprio corpo.
Com isso, as regras de higiene e manutenção nada mais são do que as que teríamos com o próprio corpo: mantê-la limpa, com pneus calibrados, apoios e adaptações ajustados, em perfeitas condições de uso!

Infelizmente, como nem tudo são flores...  essa tem sido  a parte mais difícil de conseguirmos um resultado satisfatório!
As muitas orientações individuais não surtiram o efeito desejado, portanto partiremos agora para a tal palestra de sensibilização e informação.

Volto pra contar como foi, ok?

Por enquanto,

abs

Nilcea