Uma cadeira de rodas é uma cadeira montada sobre rodas que é utilizada por indivíduos com dificuldade de locomoção, podendo ser movida manual ou eletronicamente pelo ocupante ou empurrada por alguém. (Wickipedia)Hoje temos os mais variados tipos de cadeiras desde a mais simples até a totalmente adaptada às necessidades do indivíduo. De uma cadeira de rodas, invenção de pesquisadores italianos, movida apenas por movimentos cerebrais até uma I-Real da Toyota, super hightech!
Mas, em relação a isso o assunto é extenso. Fica para uma outra hora.
O que eu gostaria de pontuar aqui para voces é sobre a relação existente entre o Fisioterapeuta e as cadeiras de rodas dos alunos das escolas.
Em primeiro lugar,é preciso que se entenda que a escolha da cadeira deve ser feita por pessoa capacitada para tal pois há muitos fatores a serem considerados. Quanto mais adequada a cadeira mais economia de verba, mais eficiencia no resultado e o que é mais importante: mais conforto e segurança ao paciente.
Em segundo lugar, a consciência do OBJETIVO e FUNÇÃO de cada parte da estrutura da cadeira é primordial para que seu uso seja adequado.
Com relação a isso, em nosso Departamento (pelos setores de Fisio, TO e Fono) estamos preparando uma palestra aos professores e cuidadores para que possam, conhecendo suas partes, usar adequadamente a cadeira de rodas de cada aluno.
Por último, a manutenção e limpeza das cadeiras.
Se pensarmos que a cadeira de rodas é o lugar onde a criança se encontra na maior parte do dia e é na maior parte das vezes o seu único meio de locomoção, podemos, sem exagerar, dizer que é uma continuidade do seu próprio corpo.
Com isso, as regras de higiene e manutenção nada mais são do que as que teríamos com o próprio corpo: mantê-la limpa, com pneus calibrados, apoios e adaptações ajustados, em perfeitas condições de uso!
Infelizmente, como nem tudo são flores... essa tem sido a parte mais difícil de conseguirmos um resultado satisfatório!
As muitas orientações individuais não surtiram o efeito desejado, portanto partiremos agora para a tal palestra de sensibilização e informação.
Volto pra contar como foi, ok?
Por enquanto,
abs
Nilcea