quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vocação

Dia desses recebi em minha sala tres garotas.

Estudantes de Fisioterapia.
Conversamos por alguns minutos e elas foram embora com alguns dados que, espero, lhes ajudem no trabalho sobre a Fisioterapia na Neurologia...

Mas ao irem, deixaram em mim a certeza ainda maior de que nasci para isso: a Fisioterapia!

Me lembro que ao prestar vestibular, nos idos dos anos 70, pensei que iria cursar Medicina.
Após muitas dúvidas e reflexões decidi pela Fisioterapia (curso um tanto desconhecido na época) pois queria algo mais.
Queria acompanhar de perto a reabilitação do paciente, caminhar com ele, descobrir caminhos e alternativas, lutar pela sua qualidade de vida.

Poético isso, não? Mas é exatamente assim que tenho trabalhado até hoje, com poesia e muita perseverança!!

O trabalho do Fisioterapeuta não é tão glamouroso como parece, há muito suor e lágrimas no percurso. Mas ao final, vale a pena.

O sorriso de uma mãe, o beijo de uma criança, o olhar de carinho de um pai agradecido...

Por tudo isso, e muito mais, vale a pena investir nessa carreira.

Um recado para as meninas da PUC-Barueri:

Se eu, de alguma forma, passei para vocês a alegria e o orgulho que tenho de fazer parte da Reabilitação.... então, valeu!

bjs

Nílcea

3 comentários:

  1. Fiquei muito em feliz em ler o seu post.
    Com certeza nos ajudou bastante, mais uma vez agradeço pela atenção que teve com a gente.
    Confesso que eu queria ficar o dia todo acompanhando e ouvindo a senhora falar rsrs

    No filme “O Escafandro e a Borboleta”, onde a história se passa com o Jean-Dominique Bauby, jornalista e redator-chefe da revista “Elle” que, em dezembro de 1995, sofreu um acidente vascular cerebral, mergulhando na “Locked-in Syndrome” (Síndrome do Encarceramento),e para se comunicar somente piscava o olho esquerdo, seu único elo de interação com o mundo.
    E no filme mostra todo o carinho que a fisioterapeuta e toda equipe médica tem para com ele, e ele se refere a fisioterapeuta carinhosamente, como “anjo da guarda”.

    E realmente fisioterapeutas são anjos da guarda!

    Me orgulho muito de estar me preparando para exercer esta linda profissão, pena que a minoria não valoriza muito a área como deveria, mas estamos chegando lá...

    = )

    O sorriso de uma mãe, o beijo de uma criança, o olhar de carinho de um pai agradecido...

    É o que me motiva e ter forças em me empenhar nos meus estudos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, aqui é a Beatriz, que te visitou alguns dias atrás...
    Passei por um período em que precisei muito do auxílio da Fisioterapia, e sem aquelas muitas sessões talvez eu não estaria andando agora, mas a presença de Fisioterapeutas carinhosos, pacientes e apaixonados pela profissão mudaram a minha vida.
    E é por isso que decidi por esta carreira, pois também quero mudar, de alguma forma, a vida de outras garotinhas, quero acompanhar cada novo movimento de meus futuros pacientes e usar meus conhecimentos para ajudar essas pessoas.
    Acredito que a Fisioterapia é uma profissão de amor, como você nos disse naquela tarde. E olhando a sua atuação, vi que minhas expectativas podem se concretizar e desejei que daqui uns anos seja eu quem esteja ajudando algumas estudantes de Fisioterapia e passando para elas toda a minha realização profissional.

    Muito obrigada por todo o carinho e paciência com nossas intermináveis perguntas, fiquei muito feliz, e sim, a senhora nos ajudou muito!!

    Abraços
    Fique com Deus

    Beatriz Fabro

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Desculpe, só consegui acessar seu blog hoje =(
    Mas, bom, venho-lhe agradecer, pois sua ajuda foi de extrema importancia para mim, não só no seminário (que devo dizer, você merecia metade da minha nota :P), mas na vida em si. Saí da nossa conversa pensando, não só na fisio-neuro, mas na fisioterapia em si, percebi, o que já tinha percebido mas não tinha me tocado... A fisioterapia é uam profissão muito linda... Venho te agradecer também pelo tempo gasto conosco, adorei muiiiito te conhecer, e espero que possamos manter contato!
    Você é uma pessoa que é apaixonada pelo que faz e consegue passar isso a todas as pessoas! Espero que quando eu me formar, também seja assim, pois acho muito lindo.

    Obrigada, por tudo, tudo mesmo!

    Beeeijos, Lillian

    ResponderExcluir