sexta-feira, 30 de abril de 2010

Um pouco da minha história profissional

Olá!

Tanscrevo aqui um artigo que escrevi para o TCC de uma querida amiga psicóloga, a Vera.
Talvez sirva para você conhecer um pouquinho da minha história...


O FISIOTERAPEUTA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Por conta do processo de inclusão no município de Barueri – SP, me vi, após vinte anos de trabalho clínico, dando assistência fisioterápica aos alunos da rede de ensino.
Tendo trabalhado, há algum tempo, na APAE de Juiz de Fora – MG, acalentava o sonho de um dia voltar a trabalhar numa equipe multidisciplinar, como agora.
Mas uma questão me inquietava durante os primeiros meses de atividade: qual seria a forma mais efetiva e válida de atuação de um fisioterapeuta na área da Educação e mais precisamente, Educação Inclusiva? No que poderia eu, como fisioterapeuta, contribuir para a inclusão dos alunos com deficiências na rede regular de ensino?
Após algum tempo avaliando e questionando minha atuação percebi que, forçosamente, eu teria que me capacitar em áreas que, a princípio, poderiam soar atípicas à formação do fisioterapeuta, tais como psicopedagogia, psicomotricidade, a própria psicologia, gestão escolar, etc
Comecei então a focar meus estudos nessas áreas visando contribuir melhor nas discussões de caso realizadas quando da triagem de um aluno para seu ingresso escolar.
Fazer parte de uma equipe, para mim é extremamente enriquecedor e gratificante, e é onde se consegue olhar o indivíduo realmente como um todo tal como nos é ensinado nos bancos da universidade, mas que na atuação clínica nem sempre conseguimos.
Algumas respostas foram surgindo ( e sei que outras ainda estão por vir) que têm servido para nortear minha atuação dentro da equipe e das escolas.
Por exemplo:
O fisioterapeuta pode, pela sua formação:
- indicar o diagnóstico motor do aluno e ajudar a esclarecê-lo aos demais integrantes da equipe
- triar e estabelecer prioridade de tratamento
- avaliar e tratar de acordo com essa prioridade
- orientar e auxiliar em projetos específicos de estimulação corporal e/ou sensorial
- orientar a ergonomia e adequação do ambiente, tanto escolar como das oficinas
- conduzir o processo de adequação postural em cadeira de rodas
- avaliar a forma mais indicada de locomoção do aluno
- orientar professores, outros profissionais da equipe e pais com relação aos cuidados adequados à criança com deficiência físico-neurológica
- participar da capacitação de professores e funcionários
- ajudar na elaboração de projetos na rede de ensino

Para o fisioterapeuta, devido à sua formação “concreta” e “científica”, a área da Educação torna-se um desafio. Um desafio positivo, que nos ajuda, em qualquer momento da vida, a desenvolver aquilo que é o objetivo maior da educação: o aprender a aprender. É a necessidade de desenvolver a capacidade de aprender coisas novas em nossa área ou fora dela. É o surgimento do interesse em ampliar os horizontes e vislumbrar novos caminhos, de nos legitimar ainda mais nessas outras áreas e nos credenciar a novos desafios na profissão.
Como disse, novas respostas ainda virão pois o questionamento continua e a Educação oferece um vasto campo de possibilidades.

Obrigado pela leitura!
Não deixem de comentar,ok?

Nílcea

8 comentários:

  1. Oi.... to estreiando nos comentários....rs

    Remontar nossa trajetória profissional abre as portas para o que podemos vir a ser, um vez que, coloca conflitos e soluções lado a lado das escolhas que fizemos. É um exercício que eu adoro fazer e apreciar. Obrigada por tudo que tem me ensinado!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi colega!!! Vc superou os desafios, hoje vc é fisio, psicomotricista e educadora... o trabalho sem vc na equipe, não seria o mesmo! Parabéns pelo novo espaço!!! Só não esquece de enviar avisos de novos posts... sou lerrrrda!!! hehehe
    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Poxa... sei lá pq meu nome saiu como Pili!!! KKKK
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Parabéns querida!!! Trabalhar com você somente me engradece como profissional e pessoa! Que bom que outras pessoas poderão aprender e compartilhar com você!
    Bjs
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. San e Dri...Obrigada amigas! bjs mil <><<

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho, gostei muito de te conhecer, ví que a senhora ama realmente o que faz, como te disse, me fez só gostar mais da profissão!

    Beijos

    Mariana Bastos - Aluna de Fisioterapia - PUC/SP

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, estou aqui lendo pela primeira vez seu blog... Fiquei extremamente feliz em sentir a sua sua realização... Parabéns... não esqueci ainda do café hiem... beijo gde.

    ResponderExcluir
  8. Como foi bom ler o que tu escreveste!!! Escolhi cursar um AEE, pois julguei ser necessário para minha formação, e aqui tive a certeza da minha escolha!!! Obrigada!!! Parabéns!!!! Bjs!!!

    Karen dos Santos
    Fisioterapeuta

    ResponderExcluir