terça-feira, 4 de maio de 2010

Mãos Trêmulas

Uma das funções que tenho aqui em meu serviço é a de visitar as Escolas e conversar com a Gestão/Coordenação e professores sobre algum aluno que esteja sendo atendido no setor de Fisio.

Pois bem, numa dessas visitas a queixa da professora era de que as mãos da aluna tremiam.
Seria isso por conta da patologia? Ou talvez por conta da medicação tomada pela aluna?
A verdade é que os tais tremores atrapalhavam o desempenho da aluna em relação à escrita e consequentemente todo seu desenvolvimento escolar.

Avaliando mentalmente o caso me dei conta de que:

1. a patologia da aluna (Encefalopatia Crônica Não Progressiva)lhe havia causado sequelas na região inferior do corpo (o que chamamos de paraparesia crural)

2. a aluna NÃO tomava nenhum medicamento!

Então... porque os tremores??
Aliás, eu mesma em terapia nunca havia percebido nada!!

Nessas horas, quando aparecem queixas assim, o caminho é pensar,raciocinar...isso mesmo - tal qual Sherlock Holmes!

Felizmente, depois de alguns anos a gente se acostuma e nesse caso em especial a resposta surgiu rápido em minha mente: FADIGA!

Acontece que a aluna usa muletas canadenses e ao chegar à sala não havia tempo suficiente para o descanso da musculatura das mãos para iniciar um trabalho de coordenação fina como o grafismo. BINGO!
Pedi então à professora que deixasse que a aluna descansasse um pouco antes de começar as atividades.

Lógico que a dificuldade na aprendizagem propriamente dita,nesse caso, já era uma questão da área de psicopedagogia e outras intervenções foram sugeridas pela Adriana (psicopedagoga) mas agora sem o entrave causado pela fadiga muscular nos Membros Superiores!

abs

Nílcea