segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cuidadores e cuidados ...

No mês de março deste ano,  uma nova turma de cuidadores estava sendo admitida na Prefeitura para trabalhar nas salas de  AEE ( Apoio Educacional Especializado) das Escolas aqui em Barueri-SP.

DEPARTAMENTO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAda SDPD responsável pela capacitação continuada da rede pediu à Fono Sandra Ciafreis e a mim que fizéssemos uma primeira palestra  sobre as principais necessidades dos alunos com deficiencia no contexto escolar.

Depois de muito pensar, optamos por uma abordagem prática, uma vez que muitos daqueles funcionários estavam tendo sua primeira experiencia nesse tipo de trabalho.
Logo no início a fala da psicopedagoga Marly Marisa chamou a atenção e sensibilizou  a platéia sobre o que é ser cuidador e sua importancia na inclusão escolar e portanto na vida dessas crianças.
Sandra e eu abordamos 4 pontos: banheiro, troca de roupas e fraldas, higiene bucal e alimentação.

Numa linguagem clara, acredito que conseguimos passar algumas coisas que serão importantes para o inicio do trabalho.

Tivemos uma boa repercussão e estaremos participando no próximo semestre numa continuação, de caráter mais prático, desses mesmos temas.

Como dá para notar, a partir do momento em que você faz parte de uma Equipe Multidisciplinar, sempre haverá alguma coisa em que poderá ajudar! Basta se dispor e aceitar o desafio!

Agora, o mais interessante é que muito além da parte técnica, coisa que deverá ser assimilada aos poucos, algo sobressaiu naquilo que queríamos passar àquelas pessoas: o RESPEITO e a VALORIZAÇÃO da pessoa com (ou sem) deficiência.
Respeito e dignidade no trocar de suas roupas, no toque necessário do corpo, na ajuda física e intelectual, na compreensão do espaço devido ao outro...


"Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual."  Pierre Nouy

abs

Nilcea

PS. 
Tremendamente feliz com o email da Daiana Almeida, Educadora e Fisioterapeuta lá de Acopiara - CE !!!