domingo, 30 de outubro de 2011

Perguntas e respostas



Olá,
tenho recebido alguns emails com questões de fisioterapeutas de  todo o Brasil querendo trocar experiencias sobre alguns assuntos relativos à Inclusão.


Por isso, decidi postar aqui algumas das respostas que enviei a elas na esperança que possa ajudar a mais profissionais que investem nessa área. 



Assunto: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES - Jaqueline de Rondônia




Resposta: Fiquei feliz por me contatar e espero poder ajudar.

Como vc viu no blog, trabalhei por 10 anos na Secretaria de Educação (agora estamos na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiencia) e uma das nossas atribuições como equipe era a capacitação de professores.
A primeira coisa que a gente notou foi uma certa resistencia dos professores em manter esses alunos em suas salas. Alegando falta de conhecimento ou de apoio. 

Básicamente nossa estratégia ao longo desses anos todos foi:

1. Conscientização da realidade da Inclusão (por lei) e da necessidade de aceitação desses alunos

2. Desmitificação do "deficiente"

3. Abordagem clara das diversas patologias (sd down, PC, Autismo, TID, Def Intelectual, etc) sempre baseado em casos reais que eles conheçam

4. Órteses e próteses

5. Uso e indicação de cadeira de rodas, principalmente do uso adequado das adaptações

6. Adequação postural e sua importancia na alimentação e nas atividades escolares

7. Integração sensorial

Tivemos muitas vezes que ir contra a demanda de "receitas prontas" que os professores queriam pois entendemos que não é esse o nosso papel. Passamos a eles a parte técnica porém na parte que compete ao professor eles são a referencia! 

Minha posição é de que o saber inerente à nossa formação "não interessa" ao professor e sim devemos procurar saber  qual é a demanda/necessidade dele para podermos agir. 
Não adianta falarmos aquilo que achamos que seria bom se não for aquilo que eles precisam no dia a dia.
Para isso nossa postura ao lado deles e não acima é fundamental!

abs

Nilcea 




Um comentário:

  1. É sempre uma alegria quando tem um post novo, fico aos pulos de feliz,entro e aprendo tanto, que bom termos vc Nilcea,para compartilhar conosco suas experiências e com toda a sua gentileza nos ensinar à trabalharmos com a inclusão. Daiana Almeida. Acopiara-CE

    ResponderExcluir