terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ProJetO MaTraCa - o Retorno

Conforme prometi, voltei para contar como foi a palestra no Projeto Matraca da Sec. da Saúde de Barueri.
Minha fala faria parte do programa de férias daquela turma e após muito pensar resolvi que abordaria :  
A Inclusão Social e Dicas de Relacionamento com Pessoas com Deficiência.

Havia cerca de vinte e poucas pessoas entre adolescentes e responsáveis.
Apesar de ser aberto à comunidade, apenas um pai preocupado compareceu sem ser do Projeto. (Sua filha parece ter uma Deficiencia Intelectual )

Ao chegar conversei um pouco com o Paulo Henrique, psicopedagogo, sobre o Projeto, seus objetivos e dificuldades. Ele me disse que neste ano obteve várias devolutivas positivas das Escolas com relação ao comportamento dos alunos.Isso prova que é uma idéia que deu certo! Que bom!

Bem, após as apresentações, como estávamos num grupo de idades muito diferentes (pais e filhos) comecei resgatando o conhecimento deles sobre o assunto. Para minha surpresa, poucos ali tinham alguma pessoa com deficiência próxima a eles!

De uma forma bem simples e abrangente, falei sobre a Lei Federal de Inclusão, as deliberações sobre a Educação Especial, o processo de Inclusão em Barueri que se iniciou com a Inclusão Escolar e portanto o trabalho realizado pelo antigo DAE - Departamento de Apoio Especializado da Secretaria da Educação.
e,ao final,  a partir de uma cartilha elaborada usando principalmente um texto do Instituto Ethos (pág. 47)  discuti com eles as dicas propostas para cada Deficiência.

O assunto fluiu de uma forma natural porque quando se pensa que a Inclusão é algo que está acontecendo de fato (talvez num ritmo  menor do que desejamos, mas está!) a gente sabe que cada vez mais vamos nos encontrar com pessoas com deficiência por onde andarmos, quer seja na escola, no supermercado, no elevador, no trabalho, no cinema, e por aí vai...
E isso nos leva a pensar de que maneira eu devo me comportar, como me relacionar com essas pessoas?

Naquela pouco menos de hora e meia tentei passar àqueles jovens  que, não importa qual a nossa condição física, financeira ou mesmo intelectual, somos todos cidadãos, merecedores de respeito e consideração por parte do outro.

Comecei e terminei falando de RESPEITO e do quanto isso é importante para a construção de uma sociedade saudável.

Obrigada Jonathan, Pedro H, Renan, Tayná, Vitor G., Mauricio A., Alan C., Erik A., Filipe, Gabriel R. e Tales!


Valeu demais!

abs

Nilcea

2 comentários:

  1. Muito legal,Nil!!!!!!!!!!!!!!Parabééénnnssssssss!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns minha irmã, com certeza ,seu trabalho já tens grandes frutos e alegria em mts lares.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir