quinta-feira, 27 de maio de 2010

Boas idéias merecem louvor !

            Hoje, em conversa com uma mãe, logo cedo, abordei a importância do desenvolvimento das habilidades psicomotoras básicas em relação à aprendizagem formal de leitura e escrita.

Ela me contava que tinha proposto ao dono da academia que frequenta se poderia usar um cantinho para brincar com sua filha usando os aparelhos disponíveis (bolas, espaldar, etc)

Me contou que não só ele permitiu como também o seu professor de ginástica tem sugerido e acompanhado algumas atividades.

Após explicar os fundamentos da Psicomotricidade fiz-lhe ver que com isso ela estava estimulando sua filha da forma mais correta possível, senão, vejamos:

  • Com os exercícios estimulando a parte motora;
  • Com as atividades sugeridas pelo professor estimulando a parte cognitiva;
  • E, pelo fato de estarem juntas, mãe e filha "malhando" no mesmo espaço e momento... a parte afetivo-emocional.

Simples, não?

Quando trabalhamos com a população mais carente financeiramente muitas vezes encontramos mais obstáculos que soluções. Não raro parece que estamos nadando contra a maré, sugerindo coisas inviáveis para pessoas  com tal acúmulo de problemas em suas vidas que fica difícil imaginar um horizonte mais além...

Mas a fala (e a atitude) dessa mãe, na sua simplicidade, foi tão cheia de esperança e objetividade que me aqueceu o coração e me iluminou o dia!!


"Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade."        Winston Churchill




 abs

Nilcea